Febraban alerta para aumento de fraudes durante a pandemia

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Fique atento!

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou um alerta sobre o aumento de golpes durante a pandemia do coronavírus, devido à maior adesão dos clientes aos canais digitais das instituições financeiras para evitar aglomerações e combater a proliferação do vírus.

Os golpistas criam armadilhas para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes. Além disso, levam os usuários dos canais digitais a fazer pagamentos em benefício de criminosos.

A Febraban alertou em especial para o golpe do “falso motoboy”. Após roubar dados sigilosos, os criminosos entram em contato, fazendo-se passar pelo banco, para comunicar transações suspeitas com o cartão de crédito. Indicam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para cancelar compras irregulares.

 

Segundo Walter de Faria, diretor-adjunto de Operações da Febraban, os bancos nunca enviam funcionários para recolher os cartões.

“Quando for descartar o cartão, é importante inutilizar o chip para impedir que novas compras sejam feitas”, diz.

 

Os criminosos criaram também aplicativos falsos relacionados ao auxílio emergencial que o governo federal está distribuindo para as famílias afetadas economicamente pelo isolamento social.

Faria recomenda que os clientes desconsiderem qualquer informação que não esteja nos canais oficiais dos governos e empresas e, em caso de dúvida sobre a veracidade de uma mensagem ou conteúdo, interrompa a operação e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

 

 

⇒ Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a FEBRABAN destaca as seguintes orientações:

- O banco não liga nem encaminha links por SMS, WhatsApp ou e-mail pedindo atualização dos dados, sincronização de token ou desbloqueio de cartão;

- O site oficial para se cadastrar para receber o auxílio emergencial é https://auxilio.caixa.gov.br;

- O cadastramento para receber o auxílio emergencial também pode ser realizado pelo app especifico da caixa, que deve ser baixado apenas na loja oficial de aplicativos do sistema operacional do seu dispositivo;

- Não clique em nenhum link. Digite, no navegador, o endereço eletrônico do banco ou da loja em que pretende realizar a transação ou compra;

- Sempre baixar qualquer aplicativo apenas da loja oficial do sistema operacional do seu dispositivo;

- Não repasse seus dados para nenhuma pessoa intermediar a concessão do auxílio emergencial. Apenas a Caixa avalia e confirma quem é elegível ao benefício e eles não procuram as pessoas ou usam serviços de terceiros;

- O banco não entra em contato para pedir cadastro de favorecido, transferências, transações para testes ou estorno de valores nem desbloqueio de cartão;

- O banco não entra em contato para dizer que sua conta será bloqueada por falta de atualização cadastral também não envia ninguém em sua casa para retirar seu cartão, notebook, computador, tablet, celular ou o chip dele como também não entra em contato para pedir atualização ou sincronismo de token;

- Fique atento a links encurtados e desconhecidos por sms ou e-mail. Não clique nem informe seus dados.

 


⇒ Cuidados em Home office:

- Mantenha antivírus e sistema operacional de seu computador sempre atualizados;

- Evite plugar pendrives desconhecidos em seu computador, eles podem conter vírus;

- Cuidado ao clicar em links enviados por e-mail;

- Se estiver utilizando um computador pessoal que é compartilhado com a família, crie um usuário específico para as atividades do trabalho;

- Configure senhas fortes em seu wifi residencial (evite senhas óbvias);

- Altere a senha padrão do seu roteador;

- Em caso de suspeita de qualquer comprometimento da segurança, altere suas senhas imediatamente;

- Redobre os cuidados ao utilizar redes públicas. A dica aqui é evitar. 

 

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

Diretoria de Comunicação

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