Integração e unidade: Catedral de Caxias ganha novo site totalmente integrado ao sistema diocesano

COMPARTILHAR
Foto de capa da notícia Integração e unidade: Catedral de Caxias ganha novo site totalmente integrado ao sistema diocesano

Mais uma belíssima entrega efetivada com a cara da Unitas - Webde + Finis!

A Paróquia Santa Teresa D’Ávila, catedral da Diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, apresentou, na Missa das 19h, do domingo, 17 de julho, seu novo site na internet. O novo portal, que está no ar em www.catedraldecaxias.org.br, faz parte do projeto diocesano de comunicação e está totalmente integrado ao site da Diocese de Caxias do Sul. A integração favorece a unidade da Igreja e aprimora o fluxo de informações.

A apresentação foi feita pelo assessor de comunicação da Catedral e da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha, que destacou que o projeto diocesano nasceu no início do segundo semestre de 2021, quando o Papa Francisco lançou a proposta do Sínodo sobre a Igreja que é comunhão, participação e missão. Ele destacou importância da unidade e cooperação entre a Igreja diocesana e as paróquias.

O pároco, padre Volnei Vanassi, salientou que há muita procura por informações nas redes sociais da Catedral e o novo site traz os itens de forma clara e explicativa. “Nós temos muita procura por diversas demandas, sobretudo a Cidadania Italiana, com os documentos que a Catedral tem, até os horários de Missas, das diversas pastorais, batizados, casamento e também a programação da Paróquia São Leonardo Murialdo, que é atendida agora pela Catedral. É um espaço onde podemos acessar e ver a vida da nossa paróquia. Por isso, obrigado à equipe de comunicação”, concluiu recordando que o investimento é fruto dos recursos do dízimo.

Com isso, por meio de filtros, as matérias e demais conteúdos produzidos pela Catedral, instantes depois da publicação, após a curadoria da Assessoria de Comunicação, estarão à disposição da comunidade no website da Diocese de Caxias do Sul. Além disso, a integração possibilita o caminho inverso: as matérias produzidas pela Diocese também poderão ser aproveitados no portal da Catedral Diocesana.

A integração não contempla somente as notícias, mas também a organização paroquial e do clero que, a partir do guarda-chuva do site da Diocese, também ficará automaticamente organizada nas plataformas.

Esta iniciativa é da Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana e está em execução pelas agências Webde Criação e Desenvolvimento e Finis Comunicação e Marketing.


Entenda o projeto

O ponto de partida de todo o projeto de integração foi o mapeamento, realizado nos meses de abril e maio de 2021, que pontuou um crescimento de ações de comunicação nas paróquias, sobretudo em virtude da pandemia da Covid-19. Durante o período do levantamento, 78% das 73 paróquias da Diocese de Caxias do Sul, isto é, 56, estavam realizando ações de comunicação pelas redes sociais, tais como mensagens semanais, transmissão de Missas e demais postagens.

Na sequência, a Diocese buscou parcerias para a elaboração do novo site, que permitisse a integração entre as ações paroquiais. Antes disso, no entanto, foi pensada uma plataforma para que os serviços diocesanos, tais como: Iniciação à Vida Cristã, Coordenação de Pastoral, Pastoral Vocacional, Setor Juventude, Setor Família e Pastoral Litúrgica, possam estar todos reunidos no portal diocesano. Em 10 de dezembro de 2021 foi lançado o novo site da Diocese e quatro dos seis ‘hotsites’ já estão no ar.

A intenção também é que o portal diocesano seja como que um “guarda-chuva”, sob o qual as demais paróquias e santuários possam construir seus websites e, ao mesmo tempo, serem alimentados pelas propostas diocesanas e contribuírem com notícias relevantes a partir da sua realidade. Assim, com valores mais acessíveis, as paróquias que desejarem poderão aderir ao projeto, que estará integrado à missão da Diocese de Caxias do Sul.

Para se ter um exemplo, o Santuário de Caravaggio já lançou seu portal, também integrado à Diocese e, no início de agosto, Paróquia São Pelegrino também irá apresentá-lo à comunidade.

COMPARTILHAR