Logística na sua Loja Virtual ou E-commerce

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LOGÍSTICA: 

 

O que é logística de e-commerce?

Também podemos chamar a logística do comércio eletrônico de e-logística.

Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística do negócio e envolvem:

- Recebimento e conferência dos produtos;

- Estoque;

- Movimentação dos produtos para a preparação do pedido (picking);

- Atuação das transportadoras – empresas que se responsabilizam pelas entregas;

- Rastreamento dos pedidos enviados;

- Gerenciamento das entregas.

 

A e-logística se encarrega do planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, bem como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. Através do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.

 

 

Por que ter uma logística?

O e-commerce precisa investir em logística para assegurar o crescimento de sua loja, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes.

A fidelização tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores na atualidade, considerando a crise econômica e a necessidade cada vez maior de reduzir custos.

Para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são fatores relevantes no momento de escolher uma loja virtual.

Assim, a e-logística bem estruturada transforma-se em um diferencial valioso para qualquer empresa virtual.

O empreendedor deve ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo.

Além disso, conseguir que o cliente pague menos pelo frete é uma estratégia que certamente vai atrair mais clientes e manter aqueles que já fizeram alguma compra na loja.

O gestor do negócio deve considerar a e-logística como fundamental para seu negócio, e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem somente no último momento.

Novamente, falamos de planejamento!

É preciso fazer um planejamento eficiente, ou seja, desenvolver operações logísticas que satisfaçam as necessidades de sua loja virtual – não esquecendo que o atendimento para o cliente é fator chave de sucesso do seu negócio.

 

 

Terceirizar a logística vale a pena?

A princípio, a própria loja poderá gerenciar a e-logística, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa.

A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos já citados, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.

Mas, à medida que seu comércio for crescendo, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, finalmente, deixar o cliente satisfeito.

 

Veja os benefícios da terceirização:

- Interface de gestão da plataforma logística, ou seja, qualquer pedido feito no site de sua loja será considerado;

- Depois de enviado o pedido, tanto o cliente quanto a loja poderão rastrear o produto;

- A logística se encarregará do recebimento, estocagem e controle das mercadorias, realizando ainda o empacotamento e envio das encomendas;

- A logística reversa será efetuada com mais eficiência, ou seja, cada mercadoria devolvida será reintegrada ao estoque ou será descartada caso não possa ser reintegrada;

- Variedade nas opções de entrega, como Econômica, Expressa e outras, pois haverá maiores chances de serem feitas parcerias vantajosas com as transportadoras, garantindo melhores valores de fretes para o cliente.

 

Conclusão:

Se você possui uma loja virtual e ainda não está se organizando devidamente para os fluxos logísticos, é hora de mudar.

A e-logística envolve custos, sem dúvida; mas, a médio e a longo prazo, você vai perceber que investir nela vai resultar em crescimento e economia para a empresa.

Somente assim, sua loja terá condições de permanecer ativa, competindo em um segmento especial que não para de crescer e que vem complementando e substituindo o comércio tradicional: o comércio eletrônico.

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