O que os candidatos a prefeito propõem para tornar Caxias do Sul uma cidade +inteligente?

COMPARTILHAR
Foto de capa da notícia O que os candidatos a prefeito propõem para tornar Caxias do Sul uma cidade +inteligente?

→ O que os candidatos a prefeito  propõem para tornar Caxias do Sul uma cidade mais inteligente?

 

Caxias do Sul não está bem posicionada no ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems, que mapeia anualmente onde estão as cidades inteligentes entre 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no país. Caxias figura ente as 100 cidades mais inteligentes, mas está despencando e quase ficou fora do ranking geral. Em 2019, estava na posição 70 e, este ano, caiu para o 94º lugar. O resultado é modesto.

O ranking busca retratar inteligência, conectividade e sustentabilidade com base em 70 indicadores, com apoio da tecnologia e da inovação para desenhar um cenário que ofereça a prestação eficiente dos serviços e o funcionamento adequado da cidade para promover e garantir qualidade de vida a seus moradores.

O apoio da tecnologia e lançar mão de propostas inovadoras são um imperativo para cidades mais modernas, inteligentes, inclusivas, sustentáveis e com qualidade de vida, que ofereçam respostas a seus moradores. Bem como é uma exigência a preocupação com a sustentabilidade. No entanto, como mostra a posição de Caxias no ranking Connected Smart Cities, a cidade não está aberta a essas novas possibilidades. 

 

Há um vasto campo a ser atendido pelas propostas dos candidatos. Confira o que eles pensam e propõem para tornar Caxias do Sul uma cidade mais inteligente.


O que o candidato pretende fazer para tornar Caxias do Sul uma "cidade inteligente", isto é, uma cidade que combine inovação, tecnologia e sustentabilidade para oferecer mais qualidade de vida a seus moradores?

 

> Adiló Didomenico (PSDB)

"O nosso plano de governo contempla os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, visando à transformação local. Vamos reposicionar Caxias do Sul como centro de referência em inovação, tecnologia e sustentabilidade por meio da atração de novos negócios, criando a política municipal de incentivo à inovação tecnológica e adoção de agenda ambiental com participação da população com foco na qualidade de vida."

 

> Antônio Feldmann (Podemos)

"Nós temos em nosso programa de governo um capítulo específico para a inovação e tecnologia. Nós vamos criar o Sistema Municipal de Inovação, com criação de uma incubadora de startups em parceria com a iniciativa privada, para busca de soluções nos serviços oferecidos pela prefeitura. Investimento em tecnologia e inteligência para cidade mais segura. Sistema de gestão informatizado, com ênfase na gestão de projetos ágeis e integração de base de dados. Incentivo à energia solar e iluminação pública de LED. Valorizar e fazer parcerias com TrinoPolo."

 

> Carlos Búrigo (MDB)

"Vamos estimular as parcerias entre os polos universitários, as cadeias produtivas e a administração pública para o desenvolvimento de projetos de tecnologia e inovação capazes de melhorar a vida das pessoas. Caxias possui capital humano e infraestrutura para se consolidar como uma cidade inteligente, digital e conectada à sustentabilidade. Vamos fomentar a criação de startups e o desenvolvimento da indústria 4.0 e utilizar os diferentes tipos de sensores eletrônicos para coletar dados e utilizá-los para gerenciar serviços, recursos e ativos de forma eficiente."

 

> Edson Néspolo (PDT)

"Vamos criar a Secretaria de Inovação e Tecnologia, diversificar a matriz econômica e incentivar startups. Faremos um plano de mobilidade, propondo um transporte que integre também modais não-motorizados, como a bicicleta, e dando ênfase ao deslocamento seguro de pedestres. Também buscaremos a produção de energia limpa e o fomento à coleta seletiva de lixo e à cadeia produtiva da reciclagem."

 

> Júlio Freitas (Republicanos)

"Uma melhor eficiência do poder público passa pela transformação digital dos setores que atendem o cidadão. Nosso governo deu passos importantes, como os semáforos inteligentes e o prontuário eletrônico. Qualquer iniciativa de cidade inteligente, que demande recurso público, deve respeitar as prioridades dos cidadãos, porque essa verba pode faltar para a compra do remédio, para a obra no bairro."

 

> Marcelo Slaviero (Novo)

"Está no DNA do Novo a inovação, práticas sustentáveis e busca de valorização do cidadão, menos governo e mais liberdade. Não é discurso, é prática. Vamos reduzir em 25% a estrutura administrativa, digitalizar os serviços e facilitar o acesso a informações e serviços, com sistemas mais intuitivos, simples e de fácil manuseio para o cidadão. Reduzir burocracias e definir metas para a solução dos problemas. Tratar o pagador de impostos como cliente, devolver às pessoas o protagonismo, o rumo de suas vidas. Seremos um grande polo tecnológico do Brasil, reduzindo ISS, criando ambiente favorável ao investimento em novas tecnologias, pois o que tornou nossa cidade admirada foi a tradição de sempre inovar. Vamos resgatar esta tradição."

 

> Nelson D'Arrigo (Patriota)

"Não vamos reinventar a roda. Em nosso governo, vamos melhorar os processos tecnológicos e instalar programas que já existem e que são muito utilizados pelo mundo afora. Tecnologias que já são bem utilizadas, por exemplo: os sistemas que distribuem internet através de luminárias públicas; outro exemplo são os que atuam como sinaleiras inteligentes, que reconhecem o deslocamento de ambulâncias se aproximando e priorizam sua passagem. O próprio Mobi já buscou e está disponibilizando conhecimentos a respeito do assunto. Basta vontade política para realizar. Nós vamos realizar. Vamos avaliar e desenvolver tecnologias para todos os lugares, inclusive secretarias e prefeitura. Desenvolver processos para inovação e sustentabilidade para Caxias do Sul."

 

> Pepe Vargas (PT)

"Criar a Prefeitura Verde, com energia renovável, cisternas e módulos fotovoltaicos. Compras públicas de empresas que inovam. Estimular um polo de tecnologias para a saúde. Tecnologia e informação no atendimento da saúde, da educação, na segurança e no trânsito. Incentivo às indústrias de tecnologia limpa e à agricultura orgânica. Maesa com parque tecnológico e incubadora de projetos de economia criativa."

 

> Renato Nunes (PL)

"Nossa gestão investirá na manutenção e aquisição de equipamentos, estaremos investindo na qualificação dos servidores. Usaremos como ferramenta a internet para facilitarmos a agilidade de processos e serviços, assim aproximarmos a administração dos cidadãos. A tecnologia será nossa grande aliada, tanto na saúde, na segurança e na educação."

 

> Renato Toigo (PSL)

"Caxias parou no tempo. Investimentos em inovação e tecnologia são prioridades do nosso governo. Matrizes energéticas sustentáveis como a fotovoltaica irão viabilizar projetos inovadores gerando mais empregos e renda. Nosso governo será digital, transparente e acessível a todo cidadão. Viabilizaremos parcerias público-privadas para o desenvolvimento e qualificação de nossa mão de obra especializada. O MobiCaxias será a espinha dorsal de nossa administração."

 

> Vinicius Ribeiro (DEM)

"Cidade Inteligente é slogan, diferente da que buscamos. A nossa é fruto do planejamento urbano que passa por maximizar a eficiência de recursos energéticos, criar um sistema de zero desperdício, apoiar a produção e o consumo de energia renovável, reduzir a poluição, incentivar caminhadas e ciclismo. Isso é possível com a atualização da legislação, uso da tecnologia e da parceira com a economia criativa local."

 


 

Eleições 202022/10/2020 | 06h00Atualizada em 22/10/2020 | 06h00

 

FONTE: JORNAL PIONEIRO

COMPARTILHAR