Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, anuncia projeto para viabilizar doações contínuas

COMPARTILHAR
Foto de capa da notícia Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, anuncia projeto para viabilizar doações contínuas
Foto 1/2
Foto 2/2

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, passará por novas reformas e terá mais formas de viabilizar doações por parte dos fiéis. As novidades foram apresentadas em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (8).

A instalação dos vitrais, iniciada ainda em 2020, teve a terceira e última etapa concluída neste mês, em um investimento total que chegou a R$ 800 mil. A inauguração oficial está marcada para o dia 2 de fevereiro de 2023, quando serão comemorados os 60 anos de construção do santuário que hoje recebe as principais celebrações. O pagamento à empresa responsável é realizado em parcelas até o mês de março.

Além de apresentar obras realizadas recentemente, reitor do santuário, padre Ricardo Fontana, anunciou projetos para duas novas intervenções: o revestimento da cúpula, com cobre esverdeado, algo que o reitor apontou ser necessário em função da conservação da estrutura, em um orçamento de R$ 275 mil; e a reformulação do altar, que será transferido para o centro do templo, a exemplo da Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, maior templo católico do Brasil. Ambas intervenções não tem data para serem realizada

— É muito restrita essa entrada (de dinheiro) e a gente está sempre correndo atrás da máquina. Acredito que este projeto vai nos tranquilizar e, mais do que isso, nos dará a oportunidade de fazer uma boa manutenção e custear novas obras, assim como ocorreu com os vitrais, que contaram com doações espontâneas de benfeitores da comunidade — afirmou o padre Fontana.

Na coletiva de apresentação do projeto, o religioso falou sobre o surgimento do Santuário, que teve a primeira igreja construída em 1890, tornando-se paróquia em 1900, época em que já se tornava destino de fiéis peregrinos. O novo templo começou a ser construído em 1945, sendo concluído e inaugurado em 3 de fevereiro de 1963 — com a celebração de 60 anos prevista para o dia 2. Ao longo de toda história, o santuário de Caravaggio contou com benfeitores da comunidade para as obras e manutenção necessárias.

— Este projeto é uma forma de sistematizar algo que já acontece há muito tempo e também de dar ainda mais transparência ao que é realizado. Um projeto aberto a todos, porque o santuário é uma casa de todos. Recebemos religiosos e fiéis de diversos lugares, além do alto fluxo de peregrinos que buscam este espaço para acompanhar as celebrações e também para desfrutar deste espaço que é tão acolhedor — opina o reitor, que relata que, em finais de semana de clima favorável, o Santuário recebe uma média de 20 mil visitantes.

Atualmente, está em andamento a pintura do antigo santuário. Recentemente, foram realizadas revitalizações no entorno do templo, reforma do restaurante panorâmico e dos banheiros, criação do Recanto das Graças, contratação de seguranças, novos vitrais e pintura do santuário, novos confessionários, troca da Rádio Miriam para frequência FM, e até o restauro de uma Kombi, ano 1974, relíquia de seis portas que era destinada ao transporte de fiéis da região antes de ser substituída por um ônibus.

O cadastro ao projeto "Benfeitores de Caravaggio" pode ser realizado de forma presencial ou pelo site para doações. Os contribuintes poderão escolher pagamento por Pix ou boleto proposta, modelos que permitem pagamento com valor e frequência desejados.

COMPARTILHAR