Site do Santuário de Caravaggio já está integrado à página da Diocese de Caxias do Sul

COMPARTILHAR
Foto de capa da notícia Site do Santuário de Caravaggio já está integrado à página da Diocese de Caxias do Sul

Mais um grande passo com a cara da Webde + Finis!

A Diocese de Caxias do Sul e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, com renovada alegria, comunicam que, a partir desta sexta-feira, 04 de março, os dois sites institucionais (www.caravaggio.org.br e www.diocesedecaxias.org.br) já estão integrados. Essa é a primeira integração de uma página externa à Diocese, a partir do novo projeto organizado para favorecer a unidade da Igreja e aprimorar o fluxo de informações.

Com isso, por meio de filtros, as matérias e demais conteúdos produzidos pela Diocese, instantes depois da publicação, poderão ser aproveitados pela equipe de comunicação do Santuário em seu portal e, posteriormente, também pelas paróquias que aderirem ao projeto. Além disso, a integração possibilita o caminho inverso: as matérias produzidas pelo Santuário ou pelas paróquias, após a curadoria da Assessoria de Comunicação, também estarão à disposição da comunidade no website da Diocese de Caxias do Sul.

A integração não contempla somente as notícias, mas também a organização paroquial e do clero que, a partir do guarda-chuva do site da Diocese, também ficará automaticamente organizada nas plataformas do Santuário e das Paróquias.

Esta iniciativa é da Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul e está em execução pelas agências Webde Criação e Desenvolvimento e Finis Comunicação e Marketing. 

 

Entenda o projeto


O ponto de partida de todo o projeto de integração foi o mapeamento, realizado nos meses de abril e maio de 2021, que pontuou um crescimento de ações de comunicação nas paróquias, sobretudo em virtude da pandemia da Covid-19. Durante o período do levantamento, 78% das 73 paróquias da Diocese de Caxias do Sul, isto é, 56, estavam realizando ações de comunicação pelas redes sociais, tais como mensagens semanais, transmissão de Missas e demais postagens. 

Na sequência, a Diocese buscou parcerias para a elaboração do novo site, que permita a integração entre as ações paroquiais. Antes disso, no entanto, foi pensada uma plataforma para que os serviços diocesanos, tais como: Iniciação à Vida Cristã, Coordenação de Pastoral, Pastoral Vocacional, Setor Juventude, Setor Família e Pastoral Litúrgica, possam estar todos reunidos no portal diocesano. Em 10 de dezembro de 2021 foi lançado o novo site da Diocese e os 'hotsites' estão em fase final de programação e estarão no ar ao longo das próximas semanas. Em janeiro, a página da Pastoral Vocacional foi a primeira a ser disponibilizada e em fevereiro, a do Setor Juventude. Desde o lançamento, o portal registrou quase 59 mil acessos.

A intenção também é que o portal diocesano seja como que um “guarda-chuva”, sob o qual as demais paróquias e santuários possam construir seus websites e, ao mesmo tempo, serem alimentados pelas propostas diocesanas e contribuírem com notícias relevantes a partir da sua realidade. Assim, com valores mais acessíveis, as paróquias que desejarem poderão aderir ao projeto, que estará integrado à missão da Diocese de Caxias do Sul.

Para se ter um exemplo, a Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila já aderiu à iniciativa e o novo site já está em construção e a Paróquia São Pelegrino também está para ter seu projeto iniciado.

COMPARTILHAR