WEBDE PRESENTE NO ITALIAN DESIGN DAY - DIA DO DESIGN ITALIANO NA SERRA GAÚCHA

COMPARTILHAR
Foto de capa da notícia WEBDE PRESENTE NO ITALIAN DESIGN DAY - DIA DO DESIGN ITALIANO NA SERRA GAÚCHA
Foto 1/3
Foto 2/3
Foto 3/3

A Serra Gaúcha foi sede, no dia 22 de março, do Italian Design Day (IDD). Pela primeira vez o evento ocorre em uma cidade do interior, em Caxias do Sul, berço da imigração italiana do Brasil e polo de extrema importância para a indústria e o design. O palco do IDD 2023 representa a força da região e o encontro deste ano foi na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nossos voluntários do Centro de Design da Serra Gaúcha foram convidados a participar das ações e colaborar com a exposição dos seus projetos, mais um passo rumo a consolidação desta economia criativa em nossa região.

     Caxias do Sul, berço da imigração italiana do Brasil e polo de extrema importância para a indústria e o design, nesta quarta-feira (22/03), juntamente com a CIC Caxias, teve a honra de sediar, o Italian Design Day, cujo objetivo é dar a oportunidade de explorar e descobrir todas as belezas que o design italiano tem para oferecer para as pessoas e para o ambiente.

     Na sua programação os palestrantes brasileiros Aline Fagundes, designer gráfica e professora assistente da área do conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS; Maneco Quinderé, iluminador; e palestrantes italianos Carlo Franzato, designer italiano e professor associado ao Departamento de Artes & Design da PUC-Rio; e o convidado de honra, o Grupo Pininfarina, representado pelo executivo italiano de vendas e marketing do escritório de design, Federico Francesconi. Mediados pelo arquiteto Alexandre Viero; eles apresentaram suas percepções sobre a energia do design em benefício das pessoas e do meio ambiente.

     - O evento trouxe uma visão interessante de como o design pode (e deve) ser feito visando melhorar a vida das pessoas. Muitas vezes ele pode não nos impactar diretamente hoje, mas pode construir caminhos para um futuro melhor. Também aproximou o ecossistema de produção e design da serra com ícones do design italiano como a Pininfarina trouxe uma nova visão sobre como a luz interfere na criação e o bem-estar com o mestre Maneco Quinderé e a visão incrível de Carlo Franzato que falou sobre design aliado com a sustentabilidade e qualidade. Interessante a oportunidade da UCS, através da Aline Fagundes, de mostrar um pouco do trabalho do curso de design gráfico, bonito ver que temos tudo aqui na região. - Afirmou a arquiteta Melissa Baron.

     Ademais, pôde-se encontrar a Vitrina Del Design, que expôs em diferentes espaços da CIC projetos estudantis e egressos do curso de graduação em Design da UCS, do Centro de Design da Serra Gaúcha (CDSG), designers do IDD RS 2023, Marcopolo, Agrale, Metalco e designers convidados, assim demonstrando que o design tem espaço tanto para os jovens quanto para os mais experientes na área. 

    - Na Vetrina del Design, produtos da serra gaúcha com assinatura de nossos designers fizeram bonito. Desde ônibus, luminárias, embalagens, mostrando que o design está na nossa vida diariamente, às vezes até sem percebemos. E a democratização do design é algo lindo de se ver. O design não ser mais item “de luxo”, ser algo alcançável me deixa muito feliz. - Completa Baron.

     A semente foi plantada com uma carta de intenções assinada nesta quarta-feira (22), durante o Italian Design Day (IDD) 2023, sediado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

     - A grande surpresa do evento foi o anúncio da assinatura de uma carta de intenções entregue ao cônsul da Italia, dando o primeiro passo para a criação de um Centro de Design Italiano aqui em Caxias do Sul. Eu acredito que temos muito a ganhar com essa aproximação entre os dois países - a Itália com o seu já reconhecido senso de estilo e o Brasil com sua já reconhecida alta qualidade produtiva e criatividade no desenvolvimento de produto. Esse movimento em prol do design acontecendo em nossa cidade é empolgante, e com certeza renderá bons frutos futuros para todo o ecossistema criativo e industrial. – Diz a arquiteta.

       O Centro de Design Serra Gaúcha (CDSG), continua trabalhando no planejamento estratégico de organização e consolidação das ações na região com foco na implementação de projetos em prol de um futuro melhor.

 

MATÉRIA: MOBI CAXIAS | JORNAL PIONEIRO

COMPARTILHAR