A importância de uma boa marca

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Branding: o que é e como trabalhar a gestão de sua marca

 

Conheça a estratégia usada por grandes marcas para conquistar a mente e o coração dos consumidores

 

Pense durante 1 minuto em uma marca qualquer...

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Além de pensar no nome da marca, nas cores, letras, formas e sons, você também pensou em algumas sensações e lembranças?

É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão, quando adquire algum produto ou serviço.

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discursotom de voz, valores da empresa, jingles, slogan, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto. É sobre quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos.

 

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.” (Seth Godin)

 

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

 

E qual a importância do Branding?

A globalização aumentou a competitividade entre as empresas, e demonstrar diferencial de marca passou a ser necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento.

Segundo pesquisas realizadas, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar. Dos entrevistados, 67% disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição.

Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências de marca são a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para atrair novos clientes.

 

E como fazer um trabalho de branding com Marketing Digital?

Branding é um conceito que surgiu antes do Marketing Digital. Quando a internet ainda não existia, as marcas expressavam o seu posicionamento e se relacionavam com o público por meio da publicidade convencional, basicamente era o rádio, jornal, TV e material impresso.

Atualmente o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para o branding. Alguns especialistas falam sobre o conceito de digital branding, que é basicamente fazer branding no ambiente digital. Hoje, uma marca pode escolher canais personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, e até oferecer diferentes formas de compra.

 

Para melhor entendimento, vamos dividir as iniciativas de branding em dois grupos:

 

1. Identidade visual

São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes e cores. Quanto mais alinhada for a identidade visual da sua marca, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

 

Dicas da Webde!

1.1. Adeque o seu logo:

É extremamente importante que, no momento da criação da sua marca, ela também seja pensada para web. Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.

Pense na aplicação da sua marca, na facilidade de leitura e entendimento do nome quando ela estiver em versões reduzidas.

 

1.2. Crie o seu manual de marca:

No manual devem estar todas as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na sua criação dela, quais são os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais e outras informações sobre o uso da marca.

 

1.3. Determine uma unidade de estilo:

Busque exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca. Procure seguir um estilo, pois ele comunicará muito da sua marca. Lembre-se: unidade visual e estilo.

 

2. Estratégia:

A estratégia faz o papel de transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte e verdadeira.

 

Dicas da Webde!

2.1. Personalidade da marca:

Você deve responder algumas perguntas que ajudam a criar uma imagem mental mais clara, como por exemplo:

- Qual a personalidade da sua marca?

- Que adjetivos ela tem?

- Se ela fosse uma pessoa, como ela seria?

 

2.2. Tom de voz:

Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? Você precisa adequar a linguagem ao público alvo?

Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca. A linguagem tanto escrita quanto por símbolos como emojis é uma ferramenta muito forte de conexão.

 

2.3. Canais:

Onde está seu público?

Quais canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas?

Existem diversos canais que você pode se relacionar com os seus clientes, por exemplo WhatsApp, email e redes sociais.

Lembrando que você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

 

Dica de ouro da Webde!

Recomendamos que você inicie com a criação de um site, para incluir a sua empresa nos resultados de busca que os clientes realizam. Lembre-se de que todas as novidades que sua marca lançar devem estar no seu site ao mesmo tempo. Posteriormente, poderá ser criada uma fan page no Facebook, que é hoje uma comunidade com enorme alcance. O Facebook é um ótimo canal de relacionamento com o cliente e divulgação. Aah, e não esqueça do Instagram.

O importante é saber se conectar com o seu público, descobrir quais redes ele utiliza.

 

 

 

2.4. Conteúdo:

Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.

Aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.

 

O novo ciclo de valor para as marcas está na capacidade de 'desaprender' o que já sabem, e reaprender baseado nesse novo panorama. Hoje, o propósito virou o valor em si.

O grande desafio para as empresas é se adaptar as mudanças de cenário, e a partir desse novo paradigma, gerar valor.

 


 

AGRONEGÓCIO: MARCA E EMBALAGEM: VALORIZE O SEU NEGÓCIO!

 

Ter uma boa marca e reproduzi-la em embalagens é sinônimo de vantagem no setor agrícola.

Por que o seu produto deve ser mais um nas prateleiras dos mercados, se pode se destacar em meio ao de outros produtores?

É isso que uma marca com uma boa embalagem faz: agrega valor aos produtos.

Escute este programa - Podcast, feito em parceria com o Sebrae/RS, sobre este importante assunto que gera resultados para as empresas.

 

OUVIR PODCAST

 


 

 

► E você, sente identificação com alguma marca?

► Acredita também que elas se destacam por seus propósitos?

Posta nos comentários aqui embaixo pra gente. :)

 

Acompanhe sobre a história da Webde, e as principais etapas na criação do Selo 20 Anos.

E, precisando rever os conceitos da sua marca, faça contato com a nossa equipe!

 

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