Série: 10 Dicas de Sucesso para Vender pela Internet

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Foto de capa da notícia Série: 10 Dicas de Sucesso para Vender pela Internet
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PARA VENDER; Não importa qual seja o negócio, é preciso entender sobre o mercado que você está atuando e encantar o cliente - satisfazer necessidades.

Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a alguns fatores chave para o mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui a gestão da empresa, com a logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

 

 

⇒ Separamos 10 dicas importantes para você ter Sucesso quando o assunto é "atender" pela internet:

 

Dica #1: ESTEJA PREPARADO

► Sua empresa está preparada para a internet?

 

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de uma plataforma digital, e quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, analisar o microambiente e o macroambiente. Definir uma estratégia de marketing assertiva será um grande diferencial.

Você deve "planejar" a sua ideia de negócio. Para te ajudar nesta etapa, é importante criar um Plano de Negócios ou o Business Model Canvas, que são ferramentas que irão te permitir desenvolver e esboçar novos modelos de negócio.

Tenha em mente que é possível concorrer em nichos nos quais um pequeno negócio poderá ser mais eficiente. Ou no mercado de massa, produtos e serviços de giro, onde a competição será acirrada basicamente por preço.

 

 

DICA #2: TER UM SITE 100% FUNCIONAL

► Já sabe quem irá desenvolver o seu website? 

 

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. As informações devem ser claras e objetivas, e todos os links e ferramentas devem estar acessíveis.

O cliente precisa ter facilidades ao acessar o site da sua empresa, seja comércio, serviço, ou indústria.

Não é a toa que algumas empresas ganham amplo destaque através de seus canais digitais. Tudo visa facilitar a experiência do usuário > o cliente é o foco de atenção. 

O "usuário" desiste em um clique quando a experiência de navegação não é agradável, principalmente quando não encontra com facilidade o que procura. Atenção para sites responsivos! 

 

Existem vários problemas quanto a funcionalidade de um website. Os mais comuns são:

- Site lento;

- Imagens muito pequenas ou de baixa qualidade;

- Imagens prontas (google) nem sempre são boas escolhas;

- Grande quantidade de anúncios;

- Pouco contraste entre fundo da página;

- Cor de letra inadequada;

- Certificados de Segurança (HTTPS SSL) 

 

♦ Dica de Ouro:

Muitas fontes não citam, mas nós te alertamos: "Invista em um projeto Responsivo ou Mobile".

Ou seja, que o conteúdo seja adaptado e acessível em qualquer dispositivo: smartphone, iphone, tablet, notebook, computador e até televiso Smart. Os acessos por dispositivos móveis cresceram nos últimos anos, e a tendência é continuar assim.

Veja mais sobre o assunto AQUI

 

 

DICA #3: SEJA TRANSPARENTE COM O SEU CLIENTE

► As informações devem ser verdadeiras

 

Não venda o que não pode entregar. Não prometa o que não consegue cumprir.

Os clientes também não podem ser pegos de surpresa com qualquer taxa ou valores adicionais, por exemplo valores de frete ou seguro. Tudo deve estar evidente, sem ocultar qualquer informação.

A confiança que você transmite para o consumidor, pode ser um fator decisivo de compra. Isso irá proporcionar um sentimento de transparência e segurança por parte do cliente – que ao ter uma experiência positiva no processo de compra, vai se tornar seu cliente fiel. Pense nisso!

Também é importante que o negócio virtual esteja de acordo com as regras obrigatórias para o funcionamento de lojas virtuais.

 

 

DICA #4: LOGÍSTICA

► Não atrasar na entrega do seu cliente!

 

Se você possui uma loja virtual e ainda não está se organizando devidamente para os fluxos logísticos, é hora de mudar!

As lojas virtuais invadiram o mercado e alcançaram a preferência de muitos consumidores, que hoje usam o computador ou notebook para fazer suas compras – principalmente os mais jovens, que fazem suas compras através da internet utilizando o celular smartphone, de qualquer lugar, em diferentes momentos do dia.

A logística é um tema de muita importância quando falamos em lojas virtuais e-commerce, considerando que muitas vezes não existe uma loja física, mas ainda é necessário armazenar e transportar mercadorias.

O gestor do negócio deve considerar a "e-logística" como fundamental para seu negócio, e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem somente no último momento.

Novamente, podemos falar que o planejamento é uma etapa importante. É preciso fazer um planejamento eficiente, desenvolver operações logísticas que satisfaçam as necessidades de sua loja virtual – não esquecendo que o atendimento ao cliente é um fator chave de sucesso para o seu negócio.

Veja nosso material sobre a importância da Logística

 

 

DICA #5: PRESENÇA MULTICANAL

► Facilite para seu cliente

 

Atualmente, as empresas de sucesso estão presentes em todos os canais possíveis.

O fato é que as empresas precisam facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio.

Também é necessário estar presente nas redes sociais, ter um chat de atendimento, ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. Chamamos atenção para os atendimentos feitos via WhatsApp - que aumentaram consideravelmente durante a pandemia em 2020. Criar um Blog também pode ser interessante para o seu negócio.

É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

 

Como você se comunica com os seus clientes e parceiros?

2020 foi um ano atípico, com muitas mudanças e algumas incertezas ainda ficam no ar.

Mas, quando falamos em negócios, algumas mudanças vieram para ficar. Entre elas, a COMUNICAÇÃO.

O cliente quer respostas de maneira rápida e profissional. A sua comunicação precisa ser eficiente, sem deixar o cliente esperando por uma resposta.

As empresas precisam facilitar as coisas para o seu cliente.

Utilizando a internet como aliada, facilita para todos!

 

O WhatsApp é uma das Ferramentas que facilita e a comunicação entre as pessoas, agilizando todo o processo.

- Você utiliza essa ferramenta a favor do seu negócio?

- Os clientes que acessam o site da sua empresa, conseguem realizar um contato rápido e direto?

- Os clientes realizam contato via e-mail, e ficam ansiosos aguardando uma resposta da empresa?

- Em alguns casos, os clientes precisam acessar o site, anotar o número do telefone, digitar este número, e muitas as vezes aguardar para que a linha telefônica esteja desocupada...

 

→ Acredite: seus clientes DESEJAM realizar contatos de maneira fácil e rápida, e a resposta deve seguir a mesma regra.

Não deixe seu cliente aguardando por respostas! Invista e utilize no atendimento on-line.

 

 

DICA #6: EQUIPE E PESSOAS

► Tenha um time de especialistas

 

Quando falamos em plataformas digitais, principalmente de vendas, é necessário prestar atenção em vários itens importantes, como por exemplo o conteúdo, design, estrutura de tecnologia da informação e também ao marketing.

Todos esses assuntos devem ser conduzidos de forma integrada, com foco no cliente. Se você não possuir conhecimento em todas as áreas, deve se aproximar de profissionais capacitados. Sua equipe deve conversar, interagir e integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

 

 

DICA #7: SEJA VISTO E LEMBRADO

► Investir em anúncios

 

Uma boa maneira de acertar, é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados.

Verificar se houve aumento de cliques, visitas no site, e consequentemente das vendas.

Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet, sendo a mais difundida e "fácil" pelas mídias sociais, Facebook, Instagram, e também por links patrocinados em mecanismos de busca como o Google.

A nossa dica nesta etapa é ser assertivo. Quanto mais você conhece do seu negócio e do seu público, as chances de escolher o canal e a forma como será feito, mais efetiva será a sua divulgação - atingido quem realmente se interessa pelo seu produto ou serviço. 

 

 

DICA #8: INVESTIR EM SEO (Search Engine Optimization)

► Esteja bem posicionado

 

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

A tradução do termo SEO, Otimização para Mecanismos de Buscas, já nos traz algumas definições importantes. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao seu conteúdo. Atualmente, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos pessoas que navegam na internet web.

Destacamos o uso do Google, que hoje é uma unanimidade: a maioria das pessoas utiliza o Google como buscador “oficial” de informações na internet.

 

Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google?

Lá estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam.

A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores — especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo.

Os usuários querem responder as dúvidas mais diversas no seu dia a dia, desde o hotel mais bem avaliado para a próxima viagem até a explicação da teoria da evolução.

 

Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os usuários confiam nesse julgamento do buscador:

 

• Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;

• Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

→ Portanto, ter um site bem posicionado (ranking) nesses buscadores é fundamental para ser visto pelos seus potenciais clientes.

 

 

DICA #9: TENHA UM SITE SEGURO

► O cliente deve perceber essa segurança

 

Garanta proteção ao site, tenha análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras.

É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

Destacamos a importância de seu site possuir o Certificado SSL (Secure Sockets Layer), que é um protocolo que garante aos usuários que visitam seu site estejam navegando em um ambiente seguro. Esta segurança pode ser notada pelo usuário, principalmente através do cadeado fechado, exibido em todos os navegadores, e o termo https no endereço.

Veja nosso artigo sobre Sites Seguros.

 

 

DICA #10: ATENÇÃO PARA A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO

► Gestão e planejamento constante

 

O Back Office, “a parte de trás do balcão”, representa a estrutura física completa dos bastidores de uma loja virtual, sem presença física, mas é fundamental gerenciar o negócio para garantir que o produto ou serviço adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com o que sua empresa oferece ao mercado.

O que está anunciado em seu site e nas redes sociais deve ser entregue. O cliente deve receber tudo conforme as especificações e prazo combinado.

E tudo isso só funciona com uma boa gestão e gerenciamento do seu negócio! 

 


 

Confira algumas plataformas de venda desenvolvidas pela Webde:

 

> www.matvsul.com.br - Plataforma para atendimento B2B com pedidos, Área restrita e Extranet 

> www.agroemcasa.com - Plataforma para compra direta das agroindústrias da Serra Gaúcha 

> www.fazendamesa.com - Plataforma com produtos orgânicos, celíacos e alimentação saudável

> www.feiraemcasa.caaf.agr.br - Plataforma para compra direta da agricultura familiar de Caxias do Sul, RS

> www.canariosbrasil.com - Plataforma nacional para qualificar a compra e venda de canários

> www.donabel.com.br - E-commerce para venda de vinhos 

> www.megams.com.br - Plataforma B2B, com pedidos, Área restrita e Extranet 

> www.loja.padreezequiel.com.br - Plataforma e-commerce com produtos religiosos

> www.casadocarroantigo.com.br - Plataforma nacional para compra e venda de carros antigos

> www.forhome.mobi - Plataforma B2C integrado com marketplace

www.tradicaogourmet.com - Plataforma B2B e B2C, integrada com Sistema de Gestão

 

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