Dia do Consumidor: as tendências para 2021

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Foto de capa da notícia Dia do Consumidor: as tendências para 2021

O Dia Internacional do Consumidor, que acontece no dia 15 de março, é sempre uma boa oportunidade de vendas, estimulando promoções e descontos. 

Para os especialistas em consumo, uma palavra ganhou protagonismo no movimento do mercado nos últimos tempos: ACELERAÇÃO.

Segundo a WGSN, empresa de previsão de tendências pertencente à Ascential, comportamentos que teriam força apenas daqui três ou quatro anos explodiram durante a pandemia, principalmente para garantir a sobrevivência dos negócios.

As mídias digitais, por exemplo, tornaram-se ferramentas essenciais para ajudar as empresas em uma abordagem mais íntima com o consumidor. Além disso, o mundo online também teve grande destaque com os e-commerces, que cresceram 32,3% em 2020 e passou a representar 27,7% do total de vendas no Brasil, segundo a WGSN. O aumento das vendas online também influenciou a aceleração de outras tendências, como a cadeia de suprimentos e a logística. 

Quer um bom exemplo?
Em 2019 os eletroeletrônicos foram as vedetes de vendas, com a pandemia da Covid-19 os itens de supermercados ganharam a dianteira e viraram a grande aposta dos gigantes do varejo online em 2020. Só no primeiro semestre do ano passado, 7,3 milhões de consumidores ingressaram no e-commerce. É quase a mesma quantidade de novos brasileiros que passaram a fazer compras online no ano inteiro de 2019.

Reféns do isolamento social, esses brasileiros mudaram o hábito de compras e provocaram um salto nas vendas online. Entre março e setembro de 2020, o volume de vendas do varejo virtual cresceu 45% na comparação com igual período do ano anterior, apontam dados da Receita.
 



E para o consumidor? O que é importante na hora da compra on-line?

É preciso cuidado do consumidor ao adquirir produtos pela internet. É importante observar as regras de segurança antes de efetuar qualquer tipo de transação em uma loja virtual, além disso, checar se há telefone para contato ou endereço para que o comprador possa recorrer caso alguma coisa dê errado. 

Seguem 8 dicas rápidas muito importantes:
1. Compre apenas usando equipamentos de confiança
2. Prefira comprar em lojas conhecidas
3. Pesquise a reputação da loja
4. Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa
5. Leia a política de compra e privacidade da empresa
6. Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras
7. Desconfie de ofertas muito abaixo da média
8. Registre os passos de sua compra
 



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Fontes da reportagem:
Forbes, Revista Varejo, Terra - Economia, Conjur

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